Algumas vezes a marca de algum produto “fixa” em nossa mente a tal ponto de não percebemos que, várias vezes, saiba mais.
Algumas vezes a marca de algum produto “fixa” em nossa mente a tal ponto de não percebemos que, várias vezes, deixamos de utilizar o nome real de determinado produto e passamos a fazer uso do nome da marca que a ele foi propagada com indiscutível sucesso.
É o caso de produtos como Nescau e Toddy (Achocolatados em pó), Bombril (Esponja de aço), Cotonete (Haste flexível), entre tantos outros.
A tais substituições damos o nome de metonímia, que nada mais é que a substituição de um nome pelo outro desde que mantenham alguma semelhança entre eles.
MIOJO: o macarrão instantâneo nasceu em 1958 pelas mãos de Momofuku Ando, da japonesa Nissim. A fim de atender o abastecimento da 2ª Guerra, ele pesquisava por maneiras baratas e rápidas de se fazer alimentos. Décadas mais tarde, o nome escolhido para a invenção seria usado para se referir a todos os produtos da categoria, inclusive os da concorrência.
E o mesmo se repete em diversos casos de produtos e serviços que são reconhecidos pela sua marca, algumas metonímias presentes nas listas de compras do supermercado:
✔ Bom Bril (esponja de lã de aço)
✔ Leite Ninho (leite em pó)
✔ Chiclete (goma de mascar)
✔ Band-Aid (curativos adesivos)
✔ Gillette (lâmina de barbear)
✔ Durex (fita adesiva)
✔ Maizena (amido de milho)
✔ Danone (iogurte)
✔ Nescau / Toddy (achocolatado em pó)
✔ Xerox (fotocópia)
✔ Leite Moça (leite condensado)
Esses são apenas alguns dos produtos que podemos nomear por meio de metonímias no nosso cotidiano, e olha que nem damos conta de que fazemos isso hein. É como se não houvesse o produto antes daquela marca nascer. Esse é com certeza, o ápice do sucesso, objetivo de todas as marcas, publicidade grátis e involuntária.
A força das marcas existem e se apoiam na dinâmica do mercado.
As marcas se tornam tão fortes que, além de superarem a estabilização no mercado, deram nome às categorias de seus produtos/serviços.
Bons profissionais de publicidade, um marketing adequado e a preocupação na escolha de uma marca, única e exclusiva, que demonstre o seu propósito aos consumidores, é o caminho para ter a SUA MARCA IDENTIFICADA COM SEU PRODUTO/SERVIÇO.
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